ÓLEOS ESSENCIAIS

  Óleo essencial:

  • O óleo essencial de alecrim por exemplo é extraído da folha da planta através da destilação a vapor.
  • O que é? Como se obtém?
    • Óleos essenciais são compostos voláteis extraídos das plantas por processos de destilação, expressão a frio, maceração, enfleurage, extração crítica por CO2, assim como extração por solventes.
      Os óleos essenciais possuem uma função terapêutica porque, apesar da aparente simplicidade, são constituídos por substâncias químicas complexas.
  • Aplicação: Aromaterapia, cosmética, indústria farmacêutica, perfumaria, indústria alimentar e seus derivados.

Óleos essenciais são substâncias extraídas diretamente das plantas e que são considerados a essência concentrada das mesmas, possuem pouca ou nenhuma substância oleosa e carregam o aroma e as propriedades terapêuticas da planta específica. Podendo ser considerados a “alma” da planta.

Por serem concentrados, o seu efeito é mais pronunciado que o uso da planta inteira ou o seu extrato. Existe uma diferença marcante na composição química dos óleos essenciais naturais e de essências sintéticas.

As essências sintéticas não possuem nenhuma propriedade terapêutica, logo não devem ser usadas em tratamentos de doenças físicas, mentais e emocionais. Deste modo não servem de auxílio à Aromaterapia e a terapias alternativas. São usadas geralmente na composição de sabonetes, perfumes, cremes, aromatizadores, ambientadores, mas apenas com o objetivo de adicionar “aroma”.

 

Os óleos essenciais são odoríferos e voláteis (isto é, evaporam rapidamente). São muito diferentes dos óleos gordurosos, e têm uma consistência mais aquosa do que oleosa. A sua constituição química é complexa, embora geralmente contenham álcoois, ésteres, cetonas, aleídos e cloroplastos da folha. Os óleos estão presentes num grande número de plantas e podem ser encontrados em raízes, folhas, flores, cascas de árvore, cascas de frutas.

 

Aplicações

  • Difusão
  • Banho aromático
  • Banho de pés (escalda-pés)
  • Massagem
  • Compressas
  • Inalação
  • Aplicação em cosmética natural

 

 DIFUSÃO

A difusão atmosférica é uma forma simples e eficaz para usar óleos essenciais. Existem os tradicionais difusores de vela e difusores eléctricos com ou sem água – difusores ultrassónicos, difusores a frio/seco, brumisadores: adicionar até 8 gotas de óleo essencial à água do difusor ou ao difusor. Difusão entre 15 a 20 minutos e até 3 vezes por dia.

BANHO AROMÁTICO

Banhos aromáticos constituem um método extremamente efetivo e um primeiro passo para começar a usufruir dos benefícios dos óleos essenciais. Adicionar 10 gotas de óleo essencial a 2 colheres de sopa de mel, natas, óleo ou sal e misturar, em seguida adicionar à água quente da banheira.

  • EMULSÃO: os óleos essenciais não são solúveis em água e necessitam de um emulsificante para serem usados em combinação com a água. Podem ser usados emulsificantes naturais como o mel, as natas ou o sal.

Banho de pés (escalda-pés)

Misturar 3-4 gotas de óleo essencial numa colher de sopa de emulsificante (leite, natas ou sal marinho) e juntar a cerca de 5 litros de água morna.

 

MASSAGEM

A massagem tem um efeito muito eficaz na pele, músculos e tecidos conjuntivos, promovendo o relaxamento. Permite absorver o óleo essencial ao nível dos poros, estimulando e passando para a corrente sanguínea. Diluir 20 a 30 gotas de óleo essencial em 40 ml de óleo base, como por exemplo óleo de jojoba, óleo de macadamia, óleo de amêndoa doce ou óleo de pêssego.

COMPRESSAS

As compressas podem ser aplicadas em articulações doloridas ou músculos tensos – adicione 5 a 10 gotas de óleo essencial à água (água quente para compressas quentes e água fria para compressas frias), mergulhe a compressa na água, esprema ligeiramente e coloque-a na parte correspondente do corpo. Para manter o calor coloque uma toalha por cima da compressa.

INALAÇÃO

A inalação de vapores pode ajudar em caso de constipação, sinusite ou em caso de outros problemas respiratórios.

  • Colocar água quente num recipiente, 1-2 litros, adicionar à água quente 5-7 gotas de óleo essencial à sua escolha e misturar, cobrir a cabeça com uma toalha e inalar o vapor aromático durante 5 a 10 minutos.
  • Inalação direta – Colocar 2-4 gotas de óleo essencial num lenço e inalar.

 

APLICAÇÃO EM COSMÉTICA NATURAL

Óleos essenciais podem ser aplicados como substância ativa e para perfumar os seus produtos cosméticos caseiros – DIY.

  • Creme: 0.1 – 1% na base (creme/loção para o corpo)
  • Champô: até 2% na base de champô.
  • Roll-on – pode criar o seu “Roll-on” corporal com óleo base. Adicione a um frasco de vidro de 10 ml com tampa Roll-on 15 gotas de óleo essencial, encha o frasco com um óleo base/vegetal como p. ex. óleo de jojoba que é bastante neutro e pouco odorante e agite.

 Atenção: Os dados constantes na descrição de cada produto são apenas para fins informativos. Não devem ser considerados como conselhos médicos! A DESTILLAZORES UNIPESSOAL LDA.não pode ser responsabilizada  por eventuais consequências oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, acção ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas.

A publicação destas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúdeAntes de adoptar qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde.

Antes de iniciar qualquer técnica terapêutica complementar, incluindo o uso de remédios naturais ou à base de plantas ou óleos, deverá estar ciente de que muitas destas técnicas não foram avaliadas em estudos científicos. O uso destes remédios cumulativamente com medicamentos farmacêuticos pode causar reacções adversas graves. É recomendável pedir aconselhamento com o seu prestador de cuidados primários de saúde antes de iniciar qualquer nova técnica terapêutica.

Os Óleos Essenciais são produtos muito concentrados. Devem tomar-se precauções especiais no seu uso e, salvo raras excepções, não devem ser aplicados puros na pele nem devem ser ingeridos sem aconselhamento técnico especializado. Não é recomendado o seu uso por grávidas ou crianças.

Ansiedade e Depressão
Produtos como o Óleo Essencial de Gerânio ajudam a aliviar o sistema nervoso. Usado nos banhos de banheira, provocam bem-estar e tranquilidade, dimimuindo sintomas de ansiedade e depressão.
Tratamentos de Beleza

Óleos como o Óleo Essencial de Criptomeria podem ser usados como uma protecção extra contra os sinais de envelhecimento, deixando a pele hidratada. Ajudam também na diminuição de manchas ou acne.

Sistema Imunológico

O Óleo Essencial de Gerânio é excelente na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias como a sinusite ou dor de garganta. É também um poderoso desinfectante, purificando o ar.

Doença de Alzheimer

De acordo com dados obtidos, o Óleo Essencial de Conteira, devido ao seu poder antioxidante, ajuda no combate de diversas doenças degenerativas associadas à idade, entre as quais, a doença de Alzheimer.

Fale Connosco

Daremos o nosso melhor para responder dentro de 24 horas.

6 + 3 =